Blog

Atividades Aquáticas - Benefícios

Atividades Aquáticas - Benefícios
2018/11/19 16:56:16 - Publicado por FFitness

A Natação, Hidroginástica e Hidroterapia, são excelentes modalidades que proporcionam melhorias em busca pelo bem-estar na vida.

São inúmeros os benefícios das atividades aquáticas, em diferentes faixas-etárias e respeitando melhoria em diversos níveis: físico, psicológico e social.


Atividades Aquáticas para Grupos Especiais
De forma geral, todos percebermos a devida importância das atividades aquáticas mesmo para determinados grupos especiais, tais como gestantes, bebés, portadores de necessidades especiais, terceira idade, asmáticos e pessoas que necessitam de reabilitação postural, os quais tendem a sofrer positivamente com os inúmeros benefícios que a prática física em meio líquido pode proporcionar.


a) A natação e a hidroginástica trazem, comprovadamente, inúmeros benefícios à gestante, tais como o favorecimento da boa evolução da gravidez, ativação da circulação sanguínea, melhoria da oxigenação, melhor equilíbrio nervoso, boa disposição da mãe e da criança, sem fadiga, entre outros.


b) Uma das áreas da natação que mais se desenvolveu nos últimos anos foi as atividades aquáticas para bebés. São inúmeras as vantagens: melhora o desenvolvimento neuromotor, estimula um sono mais tranqüilo, reforça o apetite, ativa e dá mais mobilidade às articulações, proporciona a sociabilização.


c) A prática de atividades físicas pela terceira idade é de extrema importância, haja vista a diminuição das forças orgânicas, sensoriais e motoras nesta etapa da vida. Por isso, as atividades aquáticas, oferecem a possibilidade de praticar uma atividade física mais segura, sem causar maiores riscos ou lesões às articulações e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar bem-estar físico e mental.


d) A natação, a hidroginástica e a hidroterapia além dos benefícios proporcionados enquanto atividades físicas, tornam-se um dos meios mais eficazes para prevenção e correção de problemas posturais, principalmente os desvios da coluna vertebral. O trabalho simétrico proporcionado pela movimentação alternada de membros e sua tração sobre a musculatura paravertebral têm extraordinária eficácia na redução desses desvios, especialmente no que tange à estrutura dos pés, região lombo-pélvica e região dorsal superior e cervical.


by Personal Trainer Aline Fonte – Licenciada em Educação Física com pós graduação em Hidroginástica e Natação.
Título Profissional de Diretor Técnico IPDJ Nº. 98523

CLUBES FFITNESS
CLUBES DO GRUPO FFITNESS
VANTAGENS A PENSAR EM SI!

ESCOLA DE DANÇA | ESCOLA DE ARTES MARCIAIS | SPA | BAR | TOALHA DE TREINO | GEL DUCHE | ESTACIONAMENTO PRIVATIVO | CACIFO

QUERES ADERIR? NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!