Blog

Blog

Brincar em primeiro lugar !
2018/11/21 0:28:23 - Publicado por FFitness

Já parou pra pensar na importância de todas as brincadeiras que você fazia quando criança? Isso mesmo… Aquelas brincadeiras clássicas como amarelinha, pega-pega, pular corda, vivo ou morto e muitas outras. Quem vivenciou as mesmas na sua infância sabe da importância e quantas habilidades, valências e aprendizado social todas elas proporcionam.

Nas aulas de Jiu Jitsu Kids por exemplo, estimulamos habilidades essenciais para o desenvolvimento pleno da criança. Habilidades de locomoção, manipulação e de equilíbrio são propostas através de brincadeiras, jogos e circuitos. Portanto, reviver essas brincadeiras e transformá-las em desafios, de forma lúdica, fazem com que as crianças conheçam melhor seu corpo, permitindo a evolução de tudo que é necessário para o desenvolvimento motor básico.

Brincar é se exercitar de uma maneira prazerosa, é trabalhar diversos aspectos motores e sociais simultaneamente, fatores que são fundamentais no desenvolvimento e na formação desse indivíduo na infância até a sua fase adulta.

Para deixar uma criança encantada basta fazer com que ela se sinta feliz com o que está fazendo e com o ambiente ao seu redor. Oferecer isso desde cedo, fará com que a mesma cresça com hábitos saudáveis.

Estimular o gosto pela atividade física sem cair no sedentarismo é a nossa maior missão no Ffitness. A novidade vai ser sempre mais atrativa e mais encantadora. Por isso, jogos, brincadeiras e desafios serão sempre mais estimulantes. Para as crianças, a brincadeira é uma simples brincadeira. Para os nos a brincadeira é coisa séria. 

Estimule seu filho(a) a hábitos saudáveis.

Ler Artigo

Atividades Aquáticas - Benefícios
2018/11/19 16:56:16 - Publicado por FFitness

A Natação, Hidroginástica e Hidroterapia, são excelentes modalidades que proporcionam melhorias em busca pelo bem-estar na vida.

São inúmeros os benefícios das atividades aquáticas, em diferentes faixas-etárias e respeitando melhoria em diversos níveis: físico, psicológico e social.


Atividades Aquáticas para Grupos Especiais
De forma geral, todos percebermos a devida importância das atividades aquáticas mesmo para determinados grupos especiais, tais como gestantes, bebés, portadores de necessidades especiais, terceira idade, asmáticos e pessoas que necessitam de reabilitação postural, os quais tendem a sofrer positivamente com os inúmeros benefícios que a prática física em meio líquido pode proporcionar.


a) A natação e a hidroginástica trazem, comprovadamente, inúmeros benefícios à gestante, tais como o favorecimento da boa evolução da gravidez, ativação da circulação sanguínea, melhoria da oxigenação, melhor equilíbrio nervoso, boa disposição da mãe e da criança, sem fadiga, entre outros.


b) Uma das áreas da natação que mais se desenvolveu nos últimos anos foi as atividades aquáticas para bebés. São inúmeras as vantagens: melhora o desenvolvimento neuromotor, estimula um sono mais tranqüilo, reforça o apetite, ativa e dá mais mobilidade às articulações, proporciona a sociabilização.


c) A prática de atividades físicas pela terceira idade é de extrema importância, haja vista a diminuição das forças orgânicas, sensoriais e motoras nesta etapa da vida. Por isso, as atividades aquáticas, oferecem a possibilidade de praticar uma atividade física mais segura, sem causar maiores riscos ou lesões às articulações e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar bem-estar físico e mental.


d) A natação, a hidroginástica e a hidroterapia além dos benefícios proporcionados enquanto atividades físicas, tornam-se um dos meios mais eficazes para prevenção e correção de problemas posturais, principalmente os desvios da coluna vertebral. O trabalho simétrico proporcionado pela movimentação alternada de membros e sua tração sobre a musculatura paravertebral têm extraordinária eficácia na redução desses desvios, especialmente no que tange à estrutura dos pés, região lombo-pélvica e região dorsal superior e cervical.


by Personal Trainer Aline Fonte – Licenciada em Educação Física com pós graduação em Hidroginástica e Natação.
Título Profissional de Diretor Técnico IPDJ Nº. 98523

Ler Artigo

Jiu Jitsu Kids e seus benefícios
2018/11/17 0:4:26 - Publicado por FFitness

É difícil ser criança hoje em dia. Elas precisam lidar com muitas distrações, tentações, excesso de estímulos e pressão. As escolas estão desafiando-as a fazer cada vez mais e às vezes não levam em consideração o desenvolvimento de suas habilidades individuais. Diante desse cenário muito comum, o Jiu Jitsu Kids pode ser uma ferramenta muito importante e gerar um impacto superpositivo para as crianças.  

A atividade ajuda nos seguintes aspectos:

Desenvolvimento da atenção

Aprendizado do uso do corpo de uma maneira saudável.

Administração do seu estresse através da execução de movimentos saudáveis.

Aumento da autoestima e autoconfiança.

Sentimento de pertencimento a uma equipa.

Além de ser uma excelente alternativa para se desligar de aparelhos eletrônicos.

A Jiu Jitsu significa arte suave. Aqui aprendera a lidar tanto com os momentos bons, quanto com as frustrações do dia a dia.

Praticar Jiu Jitsu Kids desde cedo faz com que as crianças entendam a importância de ter uma atividade física diária. Nas aulas de Jiu Jitsu Kids, desenvolvemos a flexibilidade, concentração, resistência, respiração correta e fortalecimento de músculos e articulações.

Além disso, desenvolvemos um relacionamento íntimo e natural com o mundo e as pessoas que nos cercam. Em todas as aulas, usamos os animais e a natureza como inspiração. Então quando utilizamos a postura do gorila, por exemplo, as crianças não só experimentam o poder e o comportamento do gorila, como também, o próprio poder considerando quando ser agressivo ou não.  

No Jiu Jitsu Kids como na vida, assumimos diversos papéis. Por isso, ele ajuda a uma melhor convivência social e familiar e honrar a si mesmo. Incentive seu pequenote a praticar o Jiu Jitsu Kids.

Ler Artigo

JIU-JITSU EM VISEU
2018/11/15 11:49:36 - Publicado por FFitness

ACADEMIA RILION GRACIE JIU JITSU EM VISEU 
As academias Rilion Gracie Jiu Jitsu em Viseu são as verdadeiras academias do Brazilian JiuJitsu a casa do autêntico Gracie Jiu Jitsu. Fundada pelo pai de Rilion Gracie, Carlos Gracie Jr., em 1920, Gracie Jiu Jitsu tem sido provado ser a forma mais eficaz de autodefesa já desenvolvido. 
Rilion Gracie  amplamente reconhecido como um dos melhores praticantes de Jiu Jitsu do mundo. 
Rilion Gracie instruiu os membros das Forças Armadas dos EUA, policiais, agentes de segurança, profissionais de segurança, bem como cidadãos privados. Os alunos vêm de todo o mundo para treinar e melhorar suas habilidades em nossas academias. 
Jiu Jitsu, no entanto,  para todos, independentemente de idade, sexo, tipo de corpo ou capacidade física. Usando alavancagem, equilíbrio e técnica, um indivíduo mais fraco pode se defender contra adversários mais fortes, mais fisicamente capazes. 
Na academia de Jiu Jitsu em Viseu, as aulas são direccionadas as crianças, aulas de Jiu Jitsu para adultos, aulas de Jiu Jitsu para mulheres e aulas de Jiu Jitsu particulares. 
ACADEMIA RILION GRACIE JIU-JITSU VISEU / GRACIE ELITE VISEU FILIADA  FEDERAÇÃOPORTUGUESA DE JIU-JITSU BRASILEIRO E  IBJJF - INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION SOB O NÚMERO 3534 O PROFESSOR RESPONSÁVEL DESTA ACADEMIA  O FAIXA PRETA 2º GRAU GABRIEL NÓBREGA FILIADO TAMBÉM ÀS REFERIDAS ENTIDADES E COM A CÉDULA DE TREINADOR DE DESPORTO JIU JITSU.

 

Ler Artigo

Yoga - O que é?
2018/11/15 11:1:48 - Publicado por FFitness

O Yoga é um sistema filosófico que surgiu na Índia antiga, há cerca de 4.000 anos, mas só chegou à Europa há cerca de 100 anos. Yoga significa União/Integração, entre o corpo, mente e alma, mas também uma unicidade com a natureza, com o universo... com o Todo. O estado de Yoga visa o diminuir das flutuações mentais e uma maior fusão entre o Eu individual e o Eu cósmico. 

Hatha Yoga é um Yoga físico/energético, um sistema de Yoga introduzido aproximadamente no século 15 na Índia. Este sistema de yoga é o mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, pois é adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. É o sistema que deu origem a diversos outros estilos de Yoga.

“Hatha” do sânscrito, “Ha” significa sol e é representado pelo "sol" do seu corpo físico e da sua alma. “Tha” significa lua, que representa a sua consciência e a sua mente. Este método de Yoga tem o objectivo de unir os pares opostos, o equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente, masculina e feminina. Sol (representação do positivo) e a lua (representação do negativo) e trazer assim, um maior equilíbrio e união entre corpo, mente e alma. A sua prática incorpora posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e meditação / concentração /relaxamento  (dharana e dhyana). 

Os Asanas são diversas posturas criadas para melhorar a saúde e remover as doenças do corpo físico, energético e subtil.  A palavra “asana” do sânscrito “sentar” refere-se não só à postura física do corpo, mas também à posição do corpo em relação com a divindade. Originalmente, as diversas posturas (actualmente quase incontáveis devido às suas variações), foram criadas para atingir um estado mental mais calmo e para meditar mais facilmente. Através da prática regular e disciplinada de asanas, é possível desenvolver flexibilidade, equilíbrio, força física e maior força de vontade, concentração e consequentemente levar-te a atingir estágios mais avançados de meditação, serenidade e paz interior.

Pranayama, do sánscrito “prana” (energía vital) e “yama” (controle). É a ciência da regulação da respiração e controle do prana. Diz-se, segundo os yoguis mais antigos, que o segredo para controlar a mente é controlar a respiração. A prática de pranayama tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental, específicos de cada exercício, oxigenando e energizando o corpo, ajudando na desobstrução e limpeza dos nossos meridianos/canais energéticos (nadis).

Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja, se você está fazendo um asana (postura física), a sua mente deve estar totalmente presente no seu corpo. Se você está praticando um pranayama (exercício respiratório), deve-se estar com plena atenção à respiração.

Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho físico, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões dão-se porque o corpo físico está alinhado com precisão, a nossa respiração está alinhada com a mesma precisão e então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio. À medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo. O objectivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da sua mente, até a energia do seu coração e deixe que a união dos dois te guie. 

Qualquer pessoa pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo, desde que não tenha qualquer impedimento médico nesse sentido.

Sejam muito bem vindos...

 

Namastê

Profª.  Rute Figueiredo

O Yoga é um sistema filosófico que surgiu na Índia antiga, há cerca de 4.000 anos, mas só chegou à Europa há cerca de 100 anos. Yoga significa União/Integração, entre o corpo, mente e alma, mas também uma unicidade com a natureza, com o universo... com o Todo. O estado de Yoga visa o diminuir das flutuações mentais e uma maior fusão entre o Eu individual e o Eu cósmico. 

Hatha Yoga é um Yoga físico/energético, um sistema de Yoga introduzido aproximadamente no século 15 na Índia. Este sistema de yoga é o mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, pois é adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. É o sistema que deu origem a diversos outros estilos de Yoga.

 

“Hatha” do sânscrito, “Ha” significa sol e é representado pelo "sol" do seu corpo físico e da sua alma. “Tha” significa lua, que representa a sua consciência e a sua mente. Este método de Yoga tem o objectivo de unir os pares opostos, o equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente, masculina e feminina. Sol (representação do positivo) e a lua (representação do negativo) e trazer assim, um maior equilíbrio e união entre corpo, mente e alma. A sua prática incorpora posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e meditação / concentração /relaxamento  (dharana e dhyana)

Os Asanas são diversas posturas criadas para melhorar a saúde e remover as doenças do corpo físico, energético e subtil.  A palavra “asana” do sânscrito “sentar” refere-se não só à postura física do corpo, mas também à posição do corpo em relação com a divindade. Originalmente, as diversas posturas (actualmente quase incontáveis devido às suas variações), foram criadas para atingir um estado mental mais calmo e para meditar mais facilmente. Através da prática regular e disciplinada de asanas, é possível desenvolver flexibilidade, equilíbrio, força física e maior força de vontade, concentração e consequentemente levar-te a atingir estágios mais avançados de meditação, serenidade e paz interior.

Pranayama, do sánscrito “prana” (energía vital) e “yama” (controle). É a ciência da regulação da respiração e controle do prana. Diz-se, segundo os yoguis mais antigos, que o segredo para controlar a mente é controlar a respiração. A prática de pranayama tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental, específicos de cada exercício, oxigenando e energizando o corpo, ajudando na desobstrução e limpeza dos nossos meridianos/canais energéticos (nadis).

Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja, se você está fazendo um asana (postura física), a sua mente deve estar totalmente presente no seu corpo. Se você está praticando um pranayama (exercício respiratório), deve-se estar com plena atenção à respiração.

 

Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho físico, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões dão-se porque o corpo físico está alinhado com precisão, a nossa respiração está alinhada com a mesma precisão e então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio. À medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo. O objectivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da sua mente, até a energia do seu coração e deixe que a união dos dois te guie. 

Qualquer pessoa pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo, desde que não tenha qualquer impedimento médico nesse sentido.

Sejam muito bem vindos...

Namastê

Ler Artigo

Ballet Fit
2018/11/13 16:3:7 - Publicado por FFitness

A proposta é usar o peso do corpo para definir, melhorar a força, a flexibilidade e o equilíbrio.
E uma modalidade que possui elementos do Ballet Clássico e exercícios de condicionamento físico e ganho de massa muscular, comuns em treinos funcionais.
Uma das características do Ballet Fit é o número de repetições de cada exercício, e o tempo de isometria (técnica que prevê manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo).


Benefícios:

  • Alto gasto calórico
  • fortalecimento muscular
  • trabalho do corpo todo assim como o Ballet Clássico
  • melhora a postura
  • melhora a respiração
  • define o corpo
  • melhora o equilíbrio
  • interação
  • ajuda na flexibilidade com os alongamentos.


Além disso, é uma modalidade diferente, que mistura diversos tipos de exercícios e, assim, uma ótima oportunidade para quem não gosta muito de musculação e está disposta a conhecer aulas mais dinâmicas.
Todas as pessoa estão aptas a realizar exercícios físicos estão aptas para realizar o Ballet Fit.

 

by Bailarina/Professora Natália Carvalho

Ler Artigo

Ballet Clássico
2018/11/13 15:54:58 - Publicado por FFitness

 

O Ballet Clássico é parte da educação de uma criança. Ensina disciplina pessoal e desenvolve o gosto e apreciação da música, desde muito pequeninos.
O Ballet Clássico dá ao estudante uma educação global e pode ser feito por qualquer criança que queira experimentar o prazer do movimento.
 
O Ballet Clássico consiste de três elementos interrelacionados: Técnica, Música e Atuação.
Os estudantes ganham disciplina da mente e do espírito, assim como do corpo. Permite que eles se expressem como indivíduos, artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas.
 
Para todos os estudantes, os benefícios das aulas de ballet clássico são logo vistos:

  • desenvolvendo a sociabilidade e novas amizades.
  •  encorajando a disciplina física e o controle e conhecimento de seu corpo.
  •  inspirando um senso de confiança física e mental.
  •  encorajando uma boa postura e habilidade corporal.
  •  ententendo a relação entre música, rítmo e movimento controlado.
  •  promovendo o conhecimento de outras formar de arte, associadas ao ballet clássico.
  •  ensinando-lhes o gosto pelas artes cénicas.

Essas novas experiências vão beneficiá-los não só no ballet clássico em todos os aspectos
de sua vida.

by Bailarina/Professora Natália Carvalho

Ler Artigo

Alongar
2018/9/25 9:37:13 - Publicado por FFitness

Os alongamentos são fundamentais para a saúde dos seus músculos. Alongar permite: 
1. Reduzir a tensão muscular, e assim aliviar o desconforto provocado pelo stress, treinos intensos ou posturas inadequadas. 
2. Previne lesões, pois permite ao músculo voltar a sua postura natural, evitando contraturas e rutpturas musculares. 
3. Mantém a amplitude articular, que lhe permite fazer ao longo da vida acções tão importantes como pentear ou apertar o sapato. 

Já alongou hoje??

 

DT Sónia Nascimento

Ler Artigo

Avaliação Física
2018-09-20 15:13:09 - Publicado por FFitness

Porquê deve fazê-la?

  • Análise de factores de risco, associados a patologias ou anomalias frequentes na sociedade actual (diabetes, colesterol, hipertensão, etc.)
  • Perfil antropométrico (percentual de gordura, IMC, circunferências, peso, etc.)
  • Análise da estratificação de risco cardiovascular (prevenção e prescrição adequada)
  • Análise da condição física (flexibilidade, resistência muscular e resistência cardio-respiratória)
  • Elaboração de um Programa de Treino adequado aos objectivos, condição física, fisiológica e psicológica do utente.

Ler Artigo

Os 10 mandamentos de um envelhecimento saudável
2018/9/18 16:42:18 - Publicado por FFitness

Basta de sobreviver, é preciso viver!!

O tempo é inexorável e precisamos de travar o desgaste que ele produz. Não há nada mais angustiante do que considerar que cada segundo que passa corresponde a um que não tem retorno.

Mais importante que o tempo que vivemos é aquilo que fazemos dele, podemos lamentar-nos ou aproveita-lo. Para usufruir-mos ao máximo dele, temos de saber cuidar nós, tanto fisicamente, como mentalmente.

1. Pratique actividade e exercício físico (não, não é a mesma coisa) regularmente:

Não chega a típica caminhada que o médico aconselha, o seu corpo precisa de mais e diferentes estímulos. Não se preocupe com as suas dores nas costas, um bom Personal Trainer vai saber cuidar dela (ou mesmo cura-la!).

2. Mantenha uma dieta rica e equilibrada em legumes, fruta, proteínas e hidratos de carbono de índice glicémico baixo

Saiba dar o melhor combustível ao seu corpo, quanto melhor você se alimentar, melhor você irá viver.

3. Evite hábitos prejudicais ao seu corpo

Esqueça o tabaco, ele nem sequer devia existir, tente evitar o álcool, não faça dele um hábito.

4. Procure dormir bem

Adormeça antes da meia noite e acorde com o nascer do sol, se conseguir, faça uma sesta a seguir ao almoço de no máximo 20 minutos.

5. Evite o stress, principalmente no trabalho

6. Faça uma actividade que lhe dê prazer, ainda que seja por lazer

Faça o que mais gosta, seja ela andar de bicicleta, ir ao cinema, viajar, não deixe de fazer aquilo que mais gosta desde que seja benéfico para si.

7. Exercite a memória

Atividades como a leitura, jogos de memória e filmes ajudam a manter a mente em acção

8. Mantenha relações afectivas

Procure estar com os seus amigos e família, passar momentos e usuruir do tempo com eles

9. Desenvolva a espiritualidade

Algumas atividades como o yoga ajudam a lidar melhor com os sentimentos e as emoções

10. Mantenha o bom humor

Ri, ri muito e faça sorrir!

 

Basta de sobreviver, é preciso viver!!

João Gouveia

(Personal Trainner FFitness Health Club)

Ler Artigo

Conheça o seu IMC (Indice Massa Corporal)

= 00.0